A família e a ordem – Conversas com Bert Hellinger

Compartilhar esse artigo

“Conversas com Bert Hellinger” é uma série de postagens no nosso blog na qual publicamos textos e trechos de livros do autor, que é o pai das constelações familiares. Nós compreendemos que o trabalho sistêmico com líderes, equipes e organizações tem como base as Leis da Vida, compreendidas por Hellinger nas suas obras. Assim, nós entendemos que servir às organizações é, antes de tudo, servir às pessoas e nos conectarmos com suas dores, alegrias, dificuldades e desafios.

O desempenho organizacional está diretamente relacionado à qualidade das relações humanas. Por isso, nós acreditamos nas constelações como um meio para encontrar o equilíbrio, para entender o nosso lugar na vida e na carreira e para desenvolver uma postura que nos leve em direção ao nosso sucesso pleno. Esperamos que os textos de Bert Hellinger aqui compartilhados toquem o seu coração, assim como tocaram o nosso, e possam lhe ajudar a compreender melhor a visão sistêmica, a partir da sua fonte.

 

A família e a ordem – Por Bert Hellinger

Filhos saudáveis e felizes, bem como pais afetuosos, são encontrados em todas as culturas, religiões e classes sociais. Portanto, há muitas maneiras eficientes de criar filhos, que podem diferir umas das outras e mesmo contrariar-se.

Não obstante, o amor exige vínculo, equilíbrio entre o dar e o receber, e ordens sociais adequadas seja qual for a cultura, mas deixa-nos largo espaço para concretizar tudo isso.

O amor flui mansamente quando todos os membros de um sistema familiar obedecem à hierarquia. Como vimos, a hierarquia familiar deve atender a três critérios: tempo, peso e função.

Com respeito ao tempo, a hierarquia familiar vem de cima e do mais antigo até o mais novo. Assim como o tempo, ela não pode ter a direção invertida: os filhos sempre vêm depois dos pais e os mais jovens sempre vêm depois dos mais velhos.

O relacionamento entre marido e mulher existe antes de se tomarem pais; há adultos sem filhos, mas não existem filhos sem pais biológicos.

O amor vence quando os pais cuidam bem dos filhos quando eles são jovens, mas a recíproca não é verdadeira. Assim, o relacionamento entre marido e mulher assume prioridade na família.

A prioridade baseada no tempo também se aplica aos irmãos. Os que estão perto do começo da vida recebem dos que já viveram mais. O mais velho dá ao mais jovem, o mais jovem recebe do mais velho. O primeiro filho dá ao segundo e ao terceiro; o segundo recebe do primeiro e dá ao terceiro; e os caçulas recebem de todos os outros.

O primogênito dá mais e o infante recebe mais. Por isso, muitas vezes, o filho mais velho é recompensado com privilégios e o mais novo assume maiores responsabilidades para com a velhice dos pais.

Os novos sistemas de relacionamento também têm prioridade sistêmica sobre os antigos. Dá-se aí o contrário da dinâmica de precedência dentro de um sistema em que os membros mais velhos se sobrepõem aos que vêm depois.

O relacionamento do casal tem prioridade sobre o relacionamento com a família de origem, do mesmo modo que o segundo casamento tem precedência sobre o primeiro.

Os relacionamentos são prejudicados quando esse princípio não é acatado — quando os pais permanecem mais importantes que os parceiros e filhos ou os primeiros parceiros mais importantes que os novos.

Com respeito ao peso, o relacionamento mais importante na família é entre o pai e a mãe; vem em seguida o relacionamento entre pais e filhos, os relacionamentos com a família em geral e, finalmente, os relacionamentos com outros grupos livremente escolhidos.

Algumas pessoas, assoberbadas por um destino particularmente ingrato, podem ter peso sistêmico bastante para que a sequência normal, de acordo com o tempo, deva ser ajustada.

Texto extraído do livro “A simetria oculta do amor”.

 

Recado da Ana e da Letícia

Escolhemos este trecho para compartilhar com você pois em nosso trabalho com empresas, negócios, profissão e carreira, vemos muitas vezes o quanto estar fora do nosso lugar em nossa família, pode trazer dificuldades e tornar ainda maiores os desafios profissionais.

Um dos grandes segredos para um vida mais leve e mais feliz está em concordar com a vida da forma como ela chegou para nós, concordar com nossos pais como eles foram, concordar com o nosso lugar em nossa família e, a partir desta concordância, vivermos nossa história.

Nós não somos vítimas do nosso sistema, nós somos autores dele, porque somos parte.
Nós não somos vítimas dos nossos ancestrais, nós somos o futuro deles, nós somos a realização das oportunidades que eles criaram, nós somos o resultado das lutas que eles lutaram.
Se cada um de nós for capaz de tomar isso e fazer algo de bom, em honra a tudo o que passou, com certeza, seremos mais fortes, mais prósperos e mais felizes.

Você gostou da leitura?
Nós vamos adorar receber seu feedback aqui: http://bit.ly/WhatsIpeEmpresarial

 

Conheça as nossas soluções sistêmicas para impulsionar sua empresa e sua carreira

Nós conectamos pessoas e empresas com sua inteligência sistêmica. Acreditamos que o mundo do trabalho e das organizações é um grande campo de evolução das relações humanas. Por isso, nossa paixão é apoiar nossos clientes para que encontrem seus recursos e desenvolvam sua própria força.

Aplicamos os princípios sistêmicos e as constelações organizacionais para que profissionais, sócios, líderes e equipes encontrem soluções para seus desafios e decisões estratégicas.

Para conhecer as nossas soluções para empresas e para carreiras, é só preencher o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato com você!

[contact-form-7 id=”4680″ title=”Contato-Liderança”]

 

——

Você também pode acompanhar o conteúdo do Ipê Empresarial no Facebook e no Instagram 🙂

Artigos relacionados

Cartas de Domingo

As cartas são a forma que encontrei de estar mais próxima de você. Uma dose de inspiração em um conteúdo exclusivo e muito especial.

plugins premium WordPress