Qual é o papel sistêmico do empresário?

Compartilhar esse artigo

A Constelação Sistêmica permite olhar de forma profunda para o que nos move na vida. Dentro da nossa profissão, a constelação sistêmica também é uma grande ferramenta para verificar o que atua nas nossas opções profissionais e o que muitas vezes pode estar bloqueando o crescimento e o desenvolvimento da profissão.

Observamos, nos mais de 10 anos que atuamos como treinadores e desenvolvedores de pessoas, como as escolhas que fazemos estão geralmente ligadas com questões profundas da nossa história pessoal.

Então, o convite que fazemos hoje, neste artigo, é para que possamos ampliar nosso olhar para a profissão e para o que atua através dela. 

A escolha do que fazemos no trabalho não é aleatória, nem baseada só em gostos pessoais ou necessidades. Somos muitas vezes movidos por impulsos internos inconscientes que nos colocam em determinada área de atuação.

De certa forma, prestamos um serviço através de nossa profissão para muito além da atividade que exercemos. 

Há algo sistêmico que atua nas escolhas profissionais. E hoje gostaríamos de falar um pouco mais sobre aquela escolha que o Hellinger categoriza como uma das mais importantes: ser empresário.

constelacao organizacional ipe empresarial

 

O que é um empresário?

Um empresário é aquele que decide investir seu tempo, recursos financeiros e conhecimento em uma iniciativa e, através dela, oferece um serviço à sociedade. Ele assume os maiores riscos – riscos de perder o investimento e também seu próprio patrimônio pessoal e da família. 

De forma profunda, à medida que sua empresa cresce, passa a ter a necessidade de mais pessoas em sua empresa e, dessa forma, ele se torna diretamente responsável por muitas vidas que passam a fazer parte de sua iniciativa, através dos empregos e da remuneração que oferece.

Estas pessoas trocam seu conhecimento, capacidades e habilidades por um conjunto de benefícios, pela possibilidade de fazer parte de algo que tem um propósito e pela remuneração que, por sua vez, permite que este trabalhador sustente sua própria vida. Dessa forma, empresários e trabalhadores criam um sistema que caminha em direção a um objetivo.

Porém, dentro do campo da empresa, o empresário é o responsável por sustentar todo o movimento que acontece no seu sistema empresarial. A realidade mostra que, muitas vezes, é um lugar que traz consigo um grande peso por tudo que o empresário precisa sustentar.

 

O preconceito em relação ao papel do empresário

Ao mesmo tempo nós temos, culturalmente, uma resistência em observar e reconhecer o valor do empresariado.

Hellinger descreve uma possível dinâmica que explica a origem do preconceito:

“A que preconceitos estão entregues os empresários e as empresas, e como podem superá-los? De onde vêm esses preconceitos e de que fontes e imagens misteriosas tiram sua força? Um arquétipo que continua atuando neles é a imagem de senhores e escravos. Atua em muitas lutas trabalhistas.”

Bert Hellinger, Ordens do sucesso – Êxito na vida, êxito na profissão.

Como uma perpetuação de uma dinâmica que já existiu, ainda hoje olha-se para o empresariado como um grupo disposto a explorar, sem dar nada em troca.

Porém, pouco crédito se dá para tudo aquilo que esse grupo de profissionais sustenta e desenvolve todos os dias: as responsabilidades, os riscos e as incertezas que estão envolvidos ao gerir um negócio no qual não é oferecido nenhum sistema de garantia.

É este trabalho profundo que Hellinger cita como a grande responsabilidade do empresariado, que através de suas iniciativas cria redes que sustentam e viabilizam a vida de muitas pessoas, de forma direta e indireta.

constelacao organizacional ipe empresarial

 

A Liderança é solitária

Segundo Ana Garlet, liderar uma empresa é sempre um grande desafio. Ela relata:

“Em nosso trabalho com empresas e líderes, observamos as consequências e pressões quando se ocupa um lugar de liderança: são comuns as histórias de empresários que perderam a saúde, se afastaram dos filhos e da família. Muitos deles chegaram bem perto de perder a vida.”

E de onde vem esse realidade?

É resultado do excesso de trabalho, do ritmo acelerado que impuseram a si mesmos, da pressão exercida pelo mercado e pelas mudanças tecnológicas que crescem de forma exponencial, exigindo adaptação rápida para garantir a própria sobrevivência de negócio.

Ao mesmo tempo, aquele que está a frente do negócio precisa ter coragem de tomar decisões e, através delas, guiar todo o sistema empresarial.

O líder está sempre um passo a frente e precisa assumir os riscos de cada passo: isso exige muito de cada um.

 

O pequeno empresário e contexto sistêmico

constelacao organizacional ipe empresarialUma forma de nos aproximar dessa realidade é olhar para o pequeno empresário. Conforme o SEBRAE, do total de estabelecimentos no Brasil, 99% são de empreendedores individuais, micro e pequena-empresas.

São profissionais que estão muito próximos do dia a dia da empresa, em que muitas vezes o sistema familiar e o sistema empresarial se misturam.

São pessoas que investem seus recursos limitados numa visão ou no suprimento de uma necessidade imediata, sem ter uma garantia e, muitas vezes, sem ter a capacitação adequada para estarem no lugar que ocuparão.

Isto é: investem e PRECISAM fazer o negócio dar certo.

Ao criarem uma pequena empresa, colocando o patrimônio pessoal disponível para alcançar o objetivo, acabam criando um sistema que também serve para outras pessoas, através dos empregos oferecidos.

 

Sem garantia

É fácil julgar um empresário de sucesso, quando parece que, mesmo sem esforço, a empresa construída por ele dá muito retorno. Tendemos a olhar o final da jornada, onde as metas foram alcançadas e imaginar que foi sempre assim.

Porém, poucos são capazes de reconhecer o caminho feito pelo empresário até aquele ponto. Poucos são os que realmente são capazes de olhar e reconhecer tudo o que precisa acontecer nos bastidores para que um dia o sucesso possa subir ao palco.

Boa parte das histórias de sucesso contará também sobre o medo e a solidão. São jornadas que falam sobre tentativas e erros, perdas financeiras, perdas de relacionamento e um tempo que não volta mais. 

Serão raros os empresários de sucesso que não terão lembranças de dificuldades enfrentadas, dos riscos assumidos e, principalmente, do peso que é sustentar um sistema onde muitos outros são dependentes.

Este peso é uma das características mais visíveis quando olhamos para o campo empresarial na constelação.

Um empresário sabe, na sua cabeça e no seu coração que, caso algo dê errado em sua empresa, muitos sofrerão as consequências. E isto é algo que o empresário carrega diariamente, em cada tomada de decisão.

Todo o dia. O tempo todo, tanto dentro quanto fora da empresa.

 

Conheça as nossas soluções sistêmicas para impulsionar sua empresa e sua carreira

Nós conectamos pessoas e empresas com sua inteligência sistêmica. Acreditamos que o mundo do trabalho e das organizações é um grande campo de evolução das relações humanas. Por isso, nossa paixão é apoiar nossos clientes para que encontrem seus recursos e desenvolvam sua própria força.

Aplicamos os princípios sistêmicos e as constelações organizacionais para que profissionais, sócios, líderes e equipes encontrem soluções para seus desafios e decisões estratégicas.

Para conhecer as nossas soluções para empresas e para carreiras, é só preencher o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato com você!

[contact-form-7 id=”4680″ title=”Contato-Liderança”]

 

NOTA DA REDAÇÃO DO IPÊ EMPRESARIAL

Nós dedicamos muitas horas de nosso trabalho criando conteúdos para que o conhecimento sistêmico chegue ao maior número possível de pessoas e empresas, pois acreditamos que será através do empreendedorismo e do mundo do trabalho que vamos transformar ainda mais o Brasil neste país que sonhamos, onde todos possam viver com dignidade, emprego, renda, satisfação e com acesso à educação para todas as crianças e jovens.
.
Nós respeitamos os princípios sistêmicos e por isso, pedimos que sempre que você extrair trechos de nossos artigos para citação em blogs, sites, textos, etc, que você gentilmente cite a fonte, assim saberemos quais conhecimentos estão sendo relevantes para todos.

Somos gratas! Ana Garlet e Letícia Linhares

Você também pode acompanhar o conteúdo do Ipê Empresarial no Facebook e no Instagram 🙂

Artigos relacionados

Cartas de Domingo

As cartas são a forma que encontrei de estar mais próxima de você. Uma dose de inspiração em um conteúdo exclusivo e muito especial.

plugins premium WordPress